SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE BENTO GONÇALVES

Fotografia da diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves

DIRETORIA

DIRETORIA EXECUTIVA | GESTÃO 2019/2023
Presidente: Orildes Maria Lottici
Secretário Geral: Mauri Chaves de Escobar
Tesoureiro: Sérgio Marino Ribeiro Neves
Diretor de Assuntos Sindicais: Jamir de Farias Borges
Diretor de Relações Institucionais: Emanuele Damaceno
Diretor de Patrimônio: Gissele Lopes Balbinot
Suplentes: Adriana Araújo Munõz, Juleide Maria Zanotelli e Teresinha Mikolaiczyka

CONSELHO FISCAL
Nelson Trevisan, Justino Natal Conte e Janete Maria Geremia Beluzzo
Suplentes: Neiva de Lima Masiero

DELEGAÇÃO REPRESENTATIVA
Orildes Maria Lottici e Sérgio Marino Ribeiro Neves
Suplentes: Jamir de Farias Borges e Gissele Lopes Balbinot

Orildes Maria Lottici

Orildes Maria Lottici - Presidente do SEC-BG, é membro do Conselho do SESC-RS; Secretária de Formação Sindical da UGT-RS e Secretária de Políticas Sociais da UGT Brasil.

BASE TERRITORIAL

O SEC-BG nasceu com um limite geográfico extensivo somente ao município de Bento Gonçalves, porém mais tarde, recebeu autorização do Ministério do Trabalho para estender sua base para outros municípios que são:

- André da Rocha
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Fagundes Varela
- Garibaldi
- Guabijú
- Imigrante
- Monte Belo do Sul
- Nova Araçá
- Nova Bassano
- Nova Prata
- Paraí
- Poço das Antas
- Protásio Alves
- Santa Tereza
- São Jorge
- Veranópolis
- Vila Flores
- Vista Alegre do Prata

HISTÓRICO

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) foi fundado no dia 28 de novembro de 1977, a partir do interesse de trabalhadores comerciários do município, alguns inclusive que migraram para Bento Gonçalves, acompanhando o desenvolvimento do comércio local que, a partir de meados dos anos 70, passou a receber filiais de redes regionais e Nacionais. Tal ação exigiu, inclusive, um repensar dos empreendedores locais sobre o seu negócio e a relação de trabalho.

No início, por cumprimento da legislação trabalhista vigente à época, a organização dos comerciários teve que passar pelo estágio de Associação Profissional, para então, após um período de “provação”, receber a Carta Sindical, em 25 de junho de 1979, referente ao processo MTB 323.045 de 1978, referente à Carta Sindical registrada no Livro 84, folha 16, em 20 de junho de 1979, documento que garantiria a personalidade jurídica e de efetiva representação, com poderes para representar, negociar acordos e Convenções Coletivas em benefício à categoria comerciária como um todo.

Em 22 de janeiro de 1985, o SEC-BG foi autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego a ampliar sua base territorial, através do Processo MTB 24400.005846/84, chegando a Garibaldi, Carlos Barbosa, Salvador do Sul, Veranópolis, Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí. Do período de fundação até os dias de hoje, o SEC-BG teve sete presidentes, sendo eles:

1ª Eleição - 28/11/1977 - Olívio Guisso
2ª Eleição - 04/09/1978 - Rui Perin
3ª Eleição - 16/11/1979 - Luiz Antônio Cristófoli
4ª Eleição - 16/09/1980 - Olívio Guisso
5ª Eleição - 23/10/1982 - Jamir Luiz Pivotto
6ª Eleição - 20/10/1985 - Sérgio Marino Ribeiro Neves
7ª Eleição - 21/10/1988 - Maria Roseli de Souza Marcon
8ª Eleição - 21/10/1991 - Maria Roseli de Souza Marcon
9ª Eleição - 17/11/1995 - Orildes Maria Lottici
10ª Eleição - 10/11/1999 - Orildes Maria Lottici
11ª Eleição - 14/11/2003 - Orildes Maria Lottici
12ª Eleição - 25/10/2007 - Orildes Maria Lottici
13ª Eleição - 19/10/2011 - Orildes Maria Lottici
14ª Eleição -
15ª Eleição -

Da fundação do SEC-BG aos dias de hoje o Brasil mudou, a categoria mudou muito e o Sindicato também. Hoje os comerciários representados dispõem de uma estrutura preparada para reivindicar e defender os interesses da categoria comerciária. Seja em questões diretas e corporativas da categoria, como remuneração e regulamentação do trabalho da categoria, como em questões sociais de abrangência geral, como transporte coletivo, saneamento básico, moradia, educação e saúde, entre outras, além de estar inserido em campanhas de conscientização, como a luta contra o câncer, programas de inclusão social e atividades que ajudem na conscientização e aproveitamento da melhor idade.

As negociações coletivas são desenvolvidas com as entidades patronais para os setores de Farmácias, Ótico e Cinematográfico, Funerárias, Comércio Atacadista, Comércio Varejista, Veículos e Peças para Veículos, Gêneros Alimentícios, bem como para áreas especificas, como Comércio Atacadista de Álcool e Bebidas em Geral, ou Comércio Atacadista de Madeira, por exemplo.

O SEC-BG aperfeiçoa-se e busca entender e falar a linguagem dos membros de sua categoria profissional através dos mais variados canais de comunicação (e-mail / site / telefone / correspondências / contatos pessoais / escritórios regionais), procurando estar o mais próximo possível do seu público.